A renomada revista norte-americana Town & Country analisou 140 hotéis ao redor do mundo que se destacam por experiências voltadas ao bem-estar e à natureza. Entre os 65 selecionados, apenas um representante brasileiro brilhou na lista: a Pousada Trijunção, um oásis de conservação e luxo cravado na tríplice divisa de Goiás, Minas Gerais e Bahia, em pleno Cerrado.
Um destino que transforma: onde o luxo encontra a preservação
A Trijunção não é apenas uma pousada. É uma experiência transformadora, um convite à reconexão com a natureza e ao despertar da consciência ambiental. Com foco em sustentabilidade e forte atuação em projetos de conservação da fauna e flora do Cerrado, o local encanta ao aliar rusticidade, conforto e sofisticação.
A pousada ocupa uma área de 33 mil hectares, dos quais 90% são destinados exclusivamente à preservação ambiental. Em um Brasil onde menos de 50% do Cerrado original ainda existe, essa escolha faz toda a diferença.
Localizada a 380 km de Brasília, é possível chegar na Pousada de 2 maneiras:
- de avião: Para quem deseja praticidade e conforto, a maneira mais recomendada é o voo de 50 minutos a partir de Brasília em um avião Caravan para até 8 passageiros, que pousa na pista privativa da pousada.
- de carro: 4 horas de viagem de Brasília a Mambaí, em estrada asfaltada, mais 1:30h de estrada de terra (o traslado oferecido pela Pousada e no período de chuva ele é muito importante). É possível contratar o transfer desde Brasília com eles também.
Para quem opta em fazer a viagem de carro, a estrada é simples depois de Formosa e há postos de gasolina por quase todo o trajeto, mas não espere bons locais para usar o banheiro e comprar comida. Uma opção interessante é no município de Bezerra (um posto Rodo Rede), mas fica no sentido contrário da pista. Compre um lanchinho e siga sem grandes expectativas. A estrada é movimentada, mas está em ótima conservação até Alvorada do Norte e Simolândia. No trevo seguinte, viramos a direita na GO-236, que não tem qualidade de pista, nem sinalização. Ainda bem que a paisagem da região é linda!
A Pousada foi construída na antiga sede da fazenda, que preserva 90% dos 33 mil hectares (apenas 10% é produtiva e é maravilhoso ver que conservação e produtividade podem e devem viver em harmonia). Atualmente resta menos de 50% da área original do Cerrado no nosso país e sabemos que muitas espécies de animais sofrem o risco de extinção. Por isso, o trabalho da Trijunção é tão importante!
Vivências únicas no Cerrado
Todas as atividades são conduzidas por biólogos e zootecnistas especializados, garantindo uma imersão profunda na fauna, flora e cultura local.
Algumas atividades que fizemos:
- Avistamento de Lobo Guará, guiados pela equipe da Fazenda e do projeto Onçafari;
- Passeio no Criadouro de Animais Silvestres - Jabutis, Queixadas, Catetos, Emas;
- Passeio de caiaque na Lagoa das Araras, nascente do Rio Formoso;
- Avistamento de animais livres na natureza;
- Observação de Aves;
- Avistamento do Jacaré Anão, menor espécie do mundo, na Lagoa das Araras;
- Visita ao Marco do IBGE que divide os 3 estados e regiões MG GO BA, com espumante.
As atividades abaixo não foram experimentadas por nós, mas voltaremos para fazê-las.
- Stargazing para avistamento das constelações à noite;
- Visita pelo portão posterior de entrada no Parque Grande Sertão Veredas;
- Brunch nas Veredas;
- Trilhas de fat bike;
- Plantio de árvore;
- Piscina;
- Spa - tratamentos com reserva antecipada;
- Sauna;
Suítes que harmonizam com a paisagem
A pousada oferece apenas 7 suítes, divididas em três categorias, garantindo exclusividade e silêncio absoluto:
Suíte Standard (30m²): ambiente único, acolhedor;
Suíte Premium (60m²): com sala de estar integrada;
Suíte Master (90m²): espaçosa, com hidromassagem e atmosfera serena.
Gastronomia com alma sertaneja
Inspirada nos escritos de Guimarães Rosa, a gastronomia da Trijunção propõe um mergulho na culinária do Cerrado, unindo os sabores das cozinhas mineira, goiana e baiana. As refeições podem ser saboreadas tanto na charmosa "cozinha de dentro" quanto em cenários surpreendentes, como às margens da lagoa.
O que levar na mala?
Preparamos um checklist essencial para sua experiência:
- Roupas confortáveis para safári;
- Agasalho para os safaris e focagens noturnas (a temperatura cai bastante à noite);
- Roupas de banho;
- Óculos de sol;
- Chapéu ou boné;
- Protetor solar;
- Repelente;
- Botas para caminhada;
- Papete ou sapato de secagem rápida;
- Chinelos;
- Medicamentos pessoais.
Por que visitar a Trijunção?
Porque é um dos poucos lugares onde luxo e propósito caminham juntos. Onde cada passo respeita a natureza, cada experiência é educativa e cada detalhe foi pensado para gerar impacto positivo. Um verdadeiro santuário no coração do Brasil, perfeito para quem busca exclusividade, conexão e encantamento.
Caso você não tenha tempo e precisa de ajuda para organizar sua viagem, entre em contato conosco. Nós montamos uma viagem personalizada para você. Somos uma agência de viagens que comercializa, além das viagens, elaboramos o roteiro sob medida. Otimizamos o seu tempo e desenhamos a sua viagem com o seu perfil.